Natal 2018

O Natal é a principal data festiva da tradição católica em que se comemora o nascimento do menino Jesus. Embora não haja a menor dúvida de que Jesus realmente existiu e de que foi um personagem histórico, não é possível precisar a data de seu nascimento. Foi então que no século III, a Igreja Católica resolveu transfigurar uma comemoração presente em vários povos pagãos da Europa: a celebração ao deus Sol no dia de Solstício de Inverno. A data pegou por sua concretude.

Até hoje a data é celebrada não só no mundo católico, mas também em países de tradição islâmica e budista, sendo feriado oficial em alguns deles. No Brasil, a data marca o início do ciclo de renovação do ano, encerrado no ano novo. Por aqui, as ruas são enfeitadas, as lojas investem pesado na decoração, algumas exageram ao montar os arranjos logo depois do feriado de Nossa Senhora Aparecida, as famílias montam presépios que reconstroem o momento do nascimento de Jesus. Conta a tradição católica que Maria e José deslocaram-se de Nazaré, onde moravam, para o senso obrigatório imposto pelo Império Romano em outra cidade da província.

Jesus nascera no meio do caminho, em um povoado chamado Belém, num estábulo. Seu primeiro berço teria sido um cocho de capim. Jesus teria recebido a visita de três reis magos do extremo oriente que, para chegar até ele, utilizaram uma estrela que mostrava a direção no céu. Na tradição, o Natal marca o surgimento da Sagrada Família. Dessa forma, é celebrado normalmente na presença de familiares. No calendário de 2018, o Natal cai numa terça.

imagem: Avenida. Sen. Salgado Filho em Natal, RN, Brasil
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Thompson Sa em http://flickr.com/photos/87805711@N00/5276304984. Ela foi revisada em 15 de junho de 2011 pelo robô FlickreviewR, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-2.0.