Descobrimento do Brasil 2018

A fundação do Brasil como nação tem seu marco no dia 22 de abril de 1500, quando 13 navios da marinha portuguesa liderados por Pedro Álvares Cabral aportaram no Sul da Bahia, onde hoje está Porto Seguro. O termo fundação é empregado aqui no lugar de descobrimento porque o Brasil sempre existiu. O fato da Europa desconhecer essa existência não classifica a chegada dos portugueses a estas terras como descobrimento. Mas, sim, como o início de uma complexa interação social, étnica e cultural que vai resultar na sociedade brasileira como a conhecemos. A pequena frota procurava uma rota direta entre Portugal e o extremo oriente, onde se obtinham especiarias e porcelanas de grande demanda na Europa.

O objetivo dos portugueses era eliminar os intermediários no comércio de especiarias e fornecê-las diretamente aos centros consumidores. Ao aportar por aqui, o militar acreditou que o Brasil era uma grande ilha de proporções continentais e deu a ela o nome de Ilha de Vera Cruz. Um oficial chamado Pero Vaz de Caminha detalhou a chagada e suas primeiras impressões da nova terra numa carta dirigida ao rei português. Uma das naus retornou à Portugal para levar o documento e as demais seguiram sua busca pelas “índias orientais”.

Nos primeiros trinta anos a partir desse episódio, a presença portuguesa na costa brasileira era esporádica. Sem a presença de uma civilização avançada, já organizada e concentrada, ouro ou mercadorias de valor imediato, os visitantes europeus continuaram sua busca pelas especiarias do oriente. A única coisa de valor que acharam por aqui eram as toras das quais se extraía um corante avermelhado, conhecidas como pau-brasil. A árvore que deu nome ao nosso País foi praticamente foi eliminada da costa.

Imagem:Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500 by Oscar Pereira da Silva (1865–1939)