Finados 2018

Comemorado no dia 2 de novembro no Brasil, uma sexta-feira de acordo com o calendário de 2018, o Dia de Finados é uma celebração cristã em que se pede pelos que já não estão conosco. A tradição de rezar pelos mortos está presente em documentos do século II D.C. No século XI, praticamente todos os papas do período enfatizaram a importância da oração pelos mortos e escolheu-se o dia subsequente ao Dia de Todos os Santos (1 de novembro) para fazê-lo. Há diferenças nas celebrações de país para país. No Brasil, assim como na maioria dos países católicos, o dia dos mortos é celebrado nos cemitérios, com cerimônias, orações e flores.

Nos países protestantes, o dia ainda guarda muito da tradição celta, segundo a qual os mortos são homenageados na casa dos vivos e sua presença é invocada. A tradição espírita, embora não estabeleça ritos ou obrigações, recomenda a exteriorização da lembrança dos desencarnados de forma respeitosa e carinhosa, já que, nessa crença, a morte é só uma nova condição do espírito, que prossegue sua jornada ao longo de inúmeras reencarnações. No México, que é um dos maiores países católicos do mundo, o Dia dos Mortos ainda guarda conexões com a cultura maia.

Na antiga cultura indígena, no nono mês do calendário solar, mais ou menos agosto, era inteiramente dedicado aos mortos, que teriam permissão divina no período para visitar os vivos. O Dia dos Mortos no México é, portanto, uma ocasião festiva comemorada com música e muita comida.

imagem: Cemitério do Gama, Gama, Brasília, DF, Brasil
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Agência Brasília em https://flickr.com/photos/64586261@N02/22709454972. O licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-2.0.