Nossa Senhora Aparecida 2025
Em 12 de outubro de 1980, o papa João Paulo II em visita ao Brasil consagrou a basílica de Aparecida do Norte (SP). A igreja abrigava uma imagem de Nossa Senhora que teria operado vários milagres desde que fora achada no fundo de um rio quase 300 anos antes. Na visita do papa, a data tornou-se feriado nacional e dia oficial de homenagem à Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Segundo o Calendário 2025, a data cairá em uma domingo. Nossa Senhora Aparecida não é uma santa, nem uma manifestação da Virgem Maria como as que ocorreram em Portugal.
Em outubro de 1717, pescadores da vila de Guaratinguetá saíram para capturar peixes que seriam usados num banquete oferecido a um nobre de passagem pela região. Depois de várias tentativas infrutíferas, quando estavam quase a desistir, um dos pescadores atirou as redes uma última vez. Uma imagem de madeira de Nossa Senhora da Conceição enegrecida pelas águas veio à tona. No segundo arrasto, a cabeça. No terceiro, centenas de peixes. A história correu o povoado e foi explicada como uma intervenção da mãe de Jesus. Daí em diante, vários milagres foram atribuídos à imagem.
Em 1850, um escravo acorrentado pede a seu feitor autorização para rezar diante da capela e, ao fazê-lo, suas correntes teriam caído. Uma menina que nascera cega também teria recuperado a visão quando levada à igreja onde estava a imagem. Um menino que por descuido havia caído num rio caudaloso pôde ser salvo porque seu pai pedira à imagem pela vida de seu filho. Em 1930, por decreto, o papa Pio XI declara Nossa Senhora Aparecida rainha e padroeira do Brasil. Mas muito antes Nossa Senhora Aparecida já estava no coração dos brasileiros.